Colégio Santa Madalena Sofia

 

Situação: A rede do colégio Madalena Sofia conta com aproximadamente 50 máquinas, divididas entre máquinas para aulas em laboratório e setor administrativo. A rede tinha constantes problemas com vírus, Internet lenta, perda de conexão e travamento no servidor. O servidor em questão tratava-se do Windows 2000 server. Além dos problemas citados, havia a necessidade de um melhor gerênciamento no uso da Internet de forma que pudesse filtrar conteúdos impróprios para alunos e funcionários, dividir melhor o uso do link disponível, criar uma barreira contra acessos não autorizados à Intranet, além de bloquear a entrada de vírus. Para resolver os problemas em questão e implantar as novas medidas usando o sistema operacional atual, seria necessária a atualização do servidor para um novo, migração do Windows 2000 para o Windows 2003, além da aquisição de licenças para anti-vírus e para a nova versão do Windows. Essa solução iria gerar um custo desnecessário ao colégio, porque o hardware do servidor funcionava sem problema algum, seriam custos adicionais com licenças de softwares, além de não garantir a solução dos problemas.

Solução: A opção por Linux foi óbvia, pois com Linux pudemos usar o mesmo servidor, configuramos um servidor proxy e firewall. Essa solução permitiu filtrar o conteúdo dos sites acessados por alunos e funcionários, bloquear acessos não autorizados à Intranet, bloquear vírus e otimizar o uso do link de Internet melhorando o acesso à Web. Com Linux , eliminou-se a necessidade de custos com um novo servidor e licenças de softwares que geram despesas a cada nova versão de programas. Diminuímos em 90% problemas com vírus na Intranet e solucionamos os problemas de instabilidade da rede com os constantes travamentos e baixa performance do antigo sistema.

Serviços contratados: suporte técnico para implantação

 

 

Escritório de Advocacia Bulhões & Bulhões

 

Situação: Contando com aproximadamente 15 máquinas, a rede do escritório de advocacia tinha um servidor de domínio Windows2000®, que também atuava como servidor de Internet. Vários problemas afetavam essa rede, indo de travamentos constantes a lentidão no login do dominio. A rede estava infestada de vírus e a conexão com a Internet cada vez mais lenta. Não havia nem um tipo de gerenciamento ao acesso a Internet, e nem bloqueios contra acessos indesejados à Intranet. Além dos problemas citados, havia a necessidade de diminuir os custos com licenças de sistemas.

Solução: Escolhemos o Linux® porque com um só sistema resolvemos todos os

problemas relacionados.

Por tratar-se de um Software Livre, o Linux® não requer uma licença comercial para uso, podendo ser instalado em quantas máquinas forem necessárias. Configuramos o Linux® para atuar como um servidor de domínio, dessa forma, não foi necessária mudanças de configurações nas estações clientes, agilizando assim o processo de migração do servidor. Também foi implantando um servidor proxy e um firewall que respectivamente deram ao administrador de rede um gerenciamento completo e detalhado dos sites que poderiam ser acessados, além de garantir o bloqueio de vírus, acessos não autorizados a Intranet e otimizar o uso do link da Internet.

Serviços contratados: suporte técnico para implantação

Anúncios